Conexão Franquias

Conexão Franquias

Negócio próprio ou franquia, em qual deles investir?

negócio próprio ou franquia

A dúvida entre abrir uma franquia ou um negócio próprio é frequente entre os novos empreendedores. Afinal, qual deles vale mais a pena? Embora recorrente, a questão é muito pertinente, visto que ambos possuem características, vantagens e desvantagens distintas. Sendo assim, como avaliar qual é a melhor opção?

A resposta a essa pergunta, é claro, vai variar caso a caso. Inicialmente, é necessário analisar o perfil do empreendedor e a ideia de negócio. Entretanto, outros fatores como capital disponível, conhecimento de gestão e até relacionamento com fornecedores também devem ser levados em consideração. De modo geral, um negócio próprio lhe dará mais liberdade, ao passo que uma franquia garante mais estabilidade e segurança.

Abaixo, você confere alguns dos principais pontos que deve avaliar na hora de se decidir entre franquia ou negócio próprio.

Segurança

No Brasil, uma em cada três empresas (33%) encerra suas atividades com menos de dois anos. Esse cenário, que se agravou com a crise econômica, ficou ainda mais delicado com a pandemia do coronavírus. Cerca de 600 mil empresas fecharam no país, sendo as de pequeno porte as mais afetadas (99%). Isso expõe o risco dos novos negócios, especialmente em relação a eventos externos sob os quais não se tem controle.

Todavia, quando olhamos para o franchising, essa taxa cai para menos de 5%, já que se trata de um negócio testado e validado, sendo uma opção muito mais segura para se investir. Além disso, a estrutura de rede acaba garantindo suporte ao empreendedor e, em muitos casos, até mesmo negociações de linhas de crédito especiais.

Investimento

Em teoria, o investimento inicial em uma franquia tende a ser menor do que em um negócio próprio. Isso ocorre, pois, a marca já possui diversos manuais e documentos formatados (como a identidade visual e o projeto arquitetônico, por exemplo), além de fornecedores com preços competitivos para implantação do negócio. Entretanto, há exceções para esta regra, pois a padronização da franquia pode levar a custos que o empreendedor, no geral, evitaria em uma marca própria.

É importante ressaltar que, de modo geral, uma franquia também demanda menos capital de giro que um negócio próprio. Afinal de contas, a marca já é conhecida pelo público e os produtos testados no mercado. Tal caso fica ainda mais evidente ao empreender em um segmento cujo seu conhecimento é apenas moderado, pois isso irá exigir maior esforço e recursos para atingir a excelência.

Por outro lado, a franquia possui alguns custos que não incidem em negócios próprios, como a Taxa de Franquia ou os royalties, por exemplo. Portanto, é fundamental analisar caso a caso. Uma boa sugestão é criar uma tabela com todos esses indicadores e traçar um comparativo entre eles.

Inovação

Se o empreendedor tem uma ideia inovadora ou preza pela total liberdade de escolha sobre os rumos do negócio, o franchising pode não ser a melhor opção. Ao adquirir uma franquia, é necessário seguir as regras estabelecidas pela franqueadora e há pouco espaço para inovar em produtos e serviços, embora isso varie de acordo com cada marca.

Por não estar vinculado a uma estrutura de rede, onde se adquire o direito de uso de uma marca, um negócio próprio acaba sendo um ambiente mais propício para a testagem de novos produtos e serviços. O contraponto é que, muitas vezes, a inovação tem um alto custo que somente pode ser financiado em uma estrutura coletiva como a do franchising.

Marketing

Uma das principais vantagens da franquia é adquirir uma marca já reconhecida no mercado. Além disso, os esforços de divulgação são conjuntos e os custos compartilhados, o que torna as estratégias de marketing muito mais econômicas ao investidor. Para isso, muitas redes utilizam a Taxa de Propaganda, a qual é revertida em publicidade em prol de todas as unidades. Isso permite, por exemplo, que uma escola de idiomas realize anúncios televisivos em rede nacional, o que quase sempre é inviável para um negócio próprio de porte similar ao de uma única unidade.

Fornecedores

Por possuir uma rede com poder de compra em escala, as franquias têm condições comerciais diferenciadas com fornecedores estratégicos, o que garante uma redução de custos diversos, como uniformes, insumos, softwares, brindes, etc. Além disso, há casos em que a franqueadora é responsável por todo o processo logístico de distribuição dos produtos, o que garante a qualidade em todas as unidades e facilita muito a vida do empreendedor. Esse é o tipo de vantagem que você certamente não encontrará em um negócio próprio, o que pode lhe custar tempo e dinheiro.

Suporte

Outra diferencial das redes de franquias em relação a um negócio próprio é o suporte. A maioria das franqueadoras presta auxílio em áreas estratégicas como gestão financeira, vendas, marketing, recursos humanos e mais, possibilitando que os franqueados e seus colaboradores se desenvolvam e estejam mais preparados para gerir uma empresa de sucesso. Em um negócio próprio, esse tipo de suporte tem um custo, seja por meio da contratação de um funcionário experiente ou por meio de um serviço de consultoria.

Avalie o melhor para você

Por fim, é importante que o empreendedor coloque as vantagens e desvantagens de cada modelo na balança. Dessa forma, é possível elencar as principais oportunidades para investir, seja com franquias ou negócio próprio. Todas essas características também precisam estar de acordo com seu perfil, o que o ajudará a ter ainda mais sucesso.

Caso precise de ajuda, o Conexão Franquias possui uma consultoria gratuita para auxiliar novos empreendedores! Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin

Rolar para cima