Conexão Franquias

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Indicadores: o que analisar em uma franquia para fazer um bom negócio

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Analisar indicadores de negócio é um passo primordial para quem deseja empreender. No caso das franquias, há um nível de confiança e segurança muito maior ao olhar esses dados. Afinal de contas, eles são baseados no histórico da marca e suas unidades, e não apenas em projeções de um novo negócio começando do zero.

Apesar disso, há alguns pontos que merecem um olhar mais cuidadoso por parte do empreendedor. Saber interpretar corretamente cada indicador e fazer os questionamentos corretos ao franqueador pode fazer toda a diferença na hora de assinar um bom negócio.

Você sabe quais são e como analisar os indicadores chave do franchising? Confira abaixo!

7 indicadores fundamentais na hora de empreender com franquias

Investimento

O indicador inicial a ser analisado ao empreender com franquias é o investimento necessário para abrir o negócio. Isso pode parecer óbvio, mas há razões para citá-lo aqui. Primeiro, é preciso ter em mente que na maioria dos caso esse valor pode variar. Afinal de contas, custos como aluguel de ponto comercial, reforma, mobiliário e outros itens têm grande diferença de uma localidade para outra. Portanto, em casos nos quais há exigência de grande estrutura física, vale a pena considerar uma faixa de investimento, de modo a contemplar essa possível variação.

Outro ponto importante é entender quais valores estão contidos no cálculo do investimento da franqueadora. Há casos em que a Taxa de Franquia e o Capital de Giro são listados a parte, fazendo com que os custos pareçam menores do que são na realidade. Então, ao se interessar por um modelo de franquia, solicite ao franqueado uma projeção detalhada do investimento para garantir que nada está lhe escapando.

Capital de giro

Um indicador fundamental na hora de planejar um negócio é o Capital de Giro. Ele representa o valor necessário para cobrir todos os custos operacionais da franquia até que o ponto de equilíbrio seja atingido. Ou seja, trata-se de uma reserva de caixa para garantir o funcionamento do negócio nos primeiros meses.

Assim como no caso do investimento, esse valor pode apresentar variações. Por isso, peça um detalhamento ao franqueador e verifique se os custos apresentados são condizentes com os que encontrará na realidade.

Faturamento

O faturamento representa toda a entrada de capital proveniente da venda dos produtos e serviços da sua franquia. É importante não confundi-lo com a lucratividade, a qual trataremos a seguir.

De modo geral, esse indicador representa um valor médio mensal obtido por uma franquia madura, ou seja, que já ultrapassou o ponto de equilíbrio. Tenha em mente que pode levar meses (ou anos) até atingir esse valor. Além disso, regiões diferentes têm demandas de público diferentes, o que também leva a uma variação do faturamento.

Lucratividade

Certamente, o indicador da lucratividade é um dos que mais interessa aos empreendedores. Afinal, trata-se do percentual excedente do faturamento após o desconto de todas as despesas. Ou seja, é o percentual de ganho do empreendedor, o lucro.

A análise da lucratividade junto ao faturamento é fundamental para determinar quão atrativo é um negócio. Por exemplo: o que é melhor, uma franquia que fatura R$ 100 mil ou uma que fatura R$ 50 mil? Inicialmente, pode parecer a primeira opção, mas tudo depende da lucratividade. Se esse indicador for de 10% e 30%, respectivamente, o empreendedor lucrará “apenas” R$ 10 mil no primeiro exemplo, contra R$ 15 mil no segundo. Portanto, esteja atento para realizar esse cálculo e saber quanto dinheiro você realmente ganhará com a franquia.

Retorno do Investimento

O retorno do investimento (ou ROI, na sigla em inglês) representa o tempo necessário para que a franquia “se pague”. Em outras palavras, é o tempo para que o empreendedor recupere todo o valor investido na abertura do negócio.

Este indicador é muito importante na hora de realizar as projeções financeiras, pois permite comparar com outras formas de investimento e avaliar qual delas é a mais rentável.

Royalties

Royalties é uma taxa referente ao direito de uso, exploração e comercialização da marca. Alguns franqueadores optam por um valor fixo de royalties, enquanto outros estabelecem um percentual do faturamento bruto. Mas, afinal, qual dessas formas de cobrança é melhor para o franqueado?

O valor fixo acaba sendo vantajoso para franquias com alto faturamento, que pagariam muito mais caso fosse feito o cálculo percentual. Por exemplo, é mais vantajoso pagar royalties fixo de R$ 3 mil do que 5% sobre um faturamento bruto de R$ 100 mil (que seria equivalente a R$ 5 mil). Entretanto, para quem está iniciando um negócio, esse método pode gerar um custo fixo elevado logo de cara, quando o faturamento ainda é baixo.

Taxa de Propaganda

A Taxa de Propaganda (ou Fundo de Marketing), é um valor cobrado por alguns franqueadores para realizar ações de divulgação da marca que beneficiem toda a rede. Assim como os royalties, pode ser cobrado como um valor fixo ou percentual sobre o faturamento.

É importante se atentar a esse indicador por duas razões. Primeiro, por se tratar de uma despesa recorrente que irá incidir sobre a sua franquia. Segundo, para acompanhar de que maneira esse valor é utilizado pela franqueadora para promover a marca.

Que tal uma ajuda extra para empreender?

Conhecer todos esses indicadores é um passo importante para empreender com segurança. Entretanto, uma ajuda extra sempre cai bem. O Conexão Franquias oferece consultoria gratuita para quem deseja adquirir uma franquia, auxiliando na escolha do melhor negócio! Para saber mais, clique aqui.

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