Conexão Franquias

Conexão Franquias

Dicionário do franchising: conheça os principais conceitos do mercado de franquias

Um dicionário do franchising é extremamente útil para quem está descobrindo este fascinante mercado. No geral, há uma série de termos empregados no dia a dia e nos documentos jurídicos que são peculiares deste setor. Entender o que eles significam ajuda a estabelecer contatos mais efetivos e, principalmente, realizar melhores negócios.

Dicionário do franchising

Pensando nisso, o Conexão Franquias compilou 48 termos recorrentes em um dicionário do franchising. Desta forma, você pode conferir no detalhe o significado de cada um e de que modo ele é empregado. Essa é uma ferramenta muito útil não apenas para novos franqueados, mas também para aqueles que já fazem parte de uma rede e até mesmo franqueadores.

Então, pronto para aprender mais sobre o mundo das franquias e negócios? Confira abaixo nosso Dicionário do Franchising!

DICA: Nosso Dicionário do Franchising está organizado em ordem alfabética. Para buscar por um termo específico, use a função “Pesquisar” (CTRL + F) em seu navegador.

Dicionário do franchising: 48 termos para você conhecer

Associação Brasileira de Franchising (ABF): Principal entidade do franchising brasileiro, responsável por estudos, eventos e boas práticas do setor. Foi fundada em 1987.

Capital de giro: reserva de capital que será usada para suprir as necessidades financeiras da empresa. No caso de novos empreendimentos, considera-se como parte do investimento inicial até o atingimento do ponto de equilíbrio.

Circular de Oferta de Franquia (COF): Documento entregue ao candidato a franqueado contendo todas as informações relevantes sobre a empresa, como balanços contábeis, processos judiciais, total de unidades e operações encerradas. Por lei, esse documento deve ser entregue, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do Contrato de Franquia.

Comitê de franqueados: (também conhecido como Conselho de franqueados) Grupo reduzido de franqueados que desempenham o papel de representantes da rede perante o franqueador, com a função de discutir ações e propor melhorias. No geral, os comitês são organizados pelo franqueador, que é responsável por elaborar e comunicar seu modo de atuação. Podem ter caráter consultivo ou deliberativo.

Consultoria de Campo: Principal ferramenta de suporte de uma rede de franquias, a equipe de Consultoria de Campo é composta por profissionais com amplo conhecimento geral do modelo de negócio. Eles atuam em contato direto com os franqueados e realizam visitas periódicas às unidades com o intuito de capacitar os colaboradores, esclarecer dúvidas, verificar o cumprimento dos padrões da marca e auxiliar na gestão operacional.

Contrato de Franquia: Documento que formaliza a venda/aquisição de uma franquia, estabelecendo o acordo entre a marca e o franqueado, bem como as obrigações de cada uma das partes. Seu período de validade é variável, mas, no geral, as marcas optam por contratos de cinco anos.

Convenção de franqueados: Evento promovido pelo franqueador, geralmente uma vez ao ano, com o intuito de reunir toda a rede de franqueados para apresentar os resultados operacionais, novos projetos e planejamento do próximo ciclo. Muitas marcas também realizam premiações para os franqueados e colaboradores de maior destaque ao longo do ano.

Conversão de bandeira: (também conhecido como Virada de bandeira) Transformação de um negócio já existente em uma unidade franqueada. Para isso, são feitas todas as adequações necessárias em termos visuais e operacionais. Em muitos casos, a marca oferece condições especiais para o proprietário do negócio como forma de incentivar a conversão.

Demonstração do resultado do exercício (DRE): Relatório contábil que evidencia a formação do resultado líquido confrontando receitas e custos, assim determinando se a operação da empresa gera lucro ou prejuízo.

Enxoval de marketing: Conjunto de materiais de comunicação e marketing destinado a uma mesma finalidade. As redes de franquias costumam desenvolver enxovais institucionais, utilizados como padrão da marca, além de outros destinados à inauguração de uma nova unidade ou campanha sazonal.

Estoque inicial: Em algumas redes, em especial nas que atuam no varejo, o franqueado deve realizar um pedido mínimo de produtos antes da inauguração para montar seu próprio estoque.

Faturamento: Soma de todos os valores obtidos em um determinado período com a venda de produtos ou serviços. Em outros termos, representa a entrada de dinheiro.

Ficha de pré-qualificação: Documento enviado ao candidato a franqueado para coleta de informações detalhadas, tais como rendimentos, experiência, etc.

Fornecedores homologados: Empresas previamente aprovadas pelo franqueador para fornecer determinado produto ou serviço às unidades da rede. Muitas marcas, com a intenção de manter o padrão e qualidade, proíbem os franqueados de contratar fornecedores não homologados.

Franchising: Estratégia de negócios baseada nos conceitos de rede e licenciamento de marca. Suas principais características são a transferência de know-how e rápida expansão territorial.

Franqueado: Aquele que adquire o direito de uso da marca e comercialização de seus produtos ou serviços, por tempo determinado, mediante o pagamento das taxas estipuladas.

Franqueador: Empresa detentora da marca e do know-how do negócio, responsável pela gestão e suporte à rede de franquias.

Franquia: Pessoa jurídica autorizada a comercializar os produtos e serviços de uma marca, constituindo, em seu conjunto, uma rede. Comumente denominada “unidade”, “loja” ou “operação”. O termo franquia também pode se referir ao sistema de franchising.

Fundo de Marketing: (também conhecido como Fundo de Propaganda) Fundo monetário com os valores recolhidos pela Taxa de Propaganda e destinado a realizar ações de divulgação da marca.

Geomarketing: (também conhecido como Marketing geográfico) Abordagem adaptativa de marketing de acordo com o espaço geográfico, permitindo a análise de dados e variáveis relevantes por meio da visualização em mapas.

Intranet: Rede virtual privada, acessada via internet, para o compartilhamento de materiais e informações entre franqueador e franqueados.

Investimento inicial: Capital total necessário para abrir uma franquia de determinada marca. Nos casos em que há uma estrutura física (ponto comercial), o custo é calculado com base em projeções.

Know-how: (também conhecido como Expertise) Conhecimento empresarial sobre determinado modelo de negócio, sua gestão e operação.

Lead: Cliente em potencial (oportunidade de negócio) que forneceu suas informações de contato, tais como nome, e-mail e telefone.

Lucratividade: Indicador do percentual de ganho de uma empresa. É calculado dividindo o lucro líquido pela receita total e multiplicando por cem.

Manual de operação: Documento que detalha os processos operacionais da franquia, servindo para padronização e fonte de consulta dos franqueados.

Marca: Conjunto simbólico, visual e nominal que representa uma determinada empresa (pessoa jurídica), seus produtos e serviços.

Marketing institucional: Ações de comunicação e divulgação que têm como objetivo promover a marca perante seu público de interesse. No caso das franquias, o marketing institucional é direcionado a toda rede e implementado pelo franqueador.

Marketing local: Ações de comunicação e divulgação que têm como objetivo promover a marca perante um público específico, delimitado geograficamente. No caso das franquias, essas ações costumam ser de responsabilidade do franqueado com algum nível de suporte do franqueador.

Master franquia: Franquia com o direito de subfranquear unidades de negócio em determinada região, sendo também responsável por auxiliar o franqueador na prestação de suporte.

Microfranquia: Franquias com modelo de negócio enxuto e de baixo investimento inicial. Este valor deve ser igual ou menor a três vezes o PIB per capita do país (cerca de R$ 100 mil).

Modelo de franquia: Variedade do negócio que pode ser adquirida por um candidato a franqueado. Diversas marcas possuem mais de um modelo de franquia, os quais variam em investimento, produtos e serviços ofertados, estrutura e faturamento.

Ponto de equilíbrio (também conhecido como Break even point): Momento do ciclo de vida do negócio em que que as receitas se equalizam às despesas, ou seja, não há geração de lucro e tampouco prejuízo.

Prazo de retorno (também conhecido como Payback): Indicador de atratividade de um negócio, projetando o tempo necessário para que o empreendedor recupere o capital investido.

Pré-contrato de Franquia: Documento que sinaliza um acordo entre as partes  (franqueador e franqueado) antes da formalização do Contrato de Franquia. De modo geral, é usado em casos em que o candidato pretende reservar uma região para futura abertura de franquia ou como período de teste da operação (test drive).

Rede: Conjunto de franquias de uma mesma marca.

Rentabilidade: Indicador percentual que determina o grau de sucesso de um investimento. É calculado dividindo o lucro de um período pelo investimento e multiplicando por cem.

Repasse: Venda de uma franquia em funcionamento, realizando a troca de franqueado.

Retorno sobre investimento (ROI): Indicador que analisa a relação entre a quantidade de dinheiro ganho e a quantidade de dinheiro investido. É calculado pela fórmula (receitas – custos) / custos x 100.

Royalties: Valor pago periodicamente ao franqueador pelo direito de uso da marca e suporte. O valor cobrado pode ser fixo ou um percentual do faturamento da franquia. Há marcas que optam pela não cobrança de royalties.

Sócio investidor: Franqueado sócio de uma unidade que investe recursos financeiros para sua aquisição, porém não participa do dia a dia da operação.

Sócio operador: Franqueado sócio de uma unidade responsável pela administração e gestão do negócio.

Store in store: Modelo de negócio em que uma empresa funciona dentro do espaço físico de outra.

Taxa de Franquia: Valor pago na assinatura do Contrato de Franquia para ingressar na rede e ter acesso ao know-how do negócio. Geralmente, a Taxa de Franquia também cobre custos iniciais de treinamento e suporte para implantação da unidade.

Taxa de Propaganda: Valor pago periodicamente para composição do Fundo de Marketing, posteriormente investido em ações de divulgação da marca. O valor cobrado pode ser fixo ou um percentual do faturamento da franquia. Há marcas que optam pela não cobrança dessa taxa.

Território: (também conhecido como Praça) Área de atuação de uma franquia. Em muitos casos, o franqueado tem exclusividade sobre aquela região.

Test-drive: Imersão do candidato a franqueado na operação de uma unidade por período determinado antes da concretização do negócio. Ao vivenciar a rotina do negócio, o test-drive permite uma tomada de decisão mais consciente quanto à aquisição da franquia.

Unidade: Ponto operacional da marca que, em sua coletividade, constitui uma rede. Sinônimo de franquia.

Você pode aprender ainda mais

Além do glossário que você acaba de conferir, o Conexão Franquias também disponibiliza muitos outros conteúdos sobre franchising. Para conferir todos eles e se tornar um expert no assunto, basta acessar nosso portal.

Para quem deseja empreender neste mercado, também oferecemos uma consultoria gratuita que identifica as marcas mais adequadas ao seu perfil e capacidade de investimento. Com consultores especializados neste mercado, sanamos todas as dúvidas para que você possa empreender com segurança. Para se inscrever, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin

Rolar para cima