Conexão Franquias

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Como escolher as melhores franquias para empreender ainda este ano

Melhores franquias 2020

Selecionar as melhores franquias para empreender em um ano de crise é uma dura tarefa. Especialmente se tratando da crise causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2), que alterou profundamente todos os mercados do mundo. Além da retração econômica, as relações de consumo e hábitos dos consumidores também se modificaram. Por isso, é fundamental analisar todas as opções com cautela para garantir um empreendimento seguro.

Todavia, apesar do momento ímpar, há boas oportunidades a serem conquistada. Basta ser capaz de identificá-las! O mercado brasileiro de franchising é um dos mais desenvolvidos do mundo e conta com milhares de negócios bem estruturados, com uma rede de suporte que é vital para quem está começando a empreender agora.

Então, aí vão nove dicas essenciais para quem deseja encontrar as melhores franquias para escapar da crise e atingir o sucesso profissional mesmo em tempos difíceis.

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para encontrar as melhores franquias tem muito mais a ver com você do que com as marcas em si. É muito importante que você realize um planejamento financeiro, ainda que básico. Tenha bem definido qual a faixa de investimento que você deseja realizar, suas possibilidades de capitalização (como empréstimo bancário), o capital de giro disponível, o faturamento esperado e a lucratividade. Não se sinta inibido caso sua capacidade de investimento seja baixa, pois há opções de franquias por menos de R$ 5 mil!

Pode parecer um pouco óbvio, mas muitas pessoas não realizam esse exercício antes de iniciarem uma jornada empreendedora. Ao saber exatamente o quanto pode investir e quanto deseja lucrar, seu leque de opções diminui e te ajuda a encontrar melhores opções, alinhadas às suas expectativas.

Lembre-se que é importante ser realista em seu planejamento financeiro. Um negócio com investimento de R$ 10 mil dificilmente irá faturar R$ 100 mil ao mês. Outro exemplo do que deve ser evitado é a projeção muito antecipada do atingimento do ponto de equilíbrio, o que acarretará em um cálculo incorreto do capital de giro e pode lhe causar problemas futuros de caixa.

2. Analise os segmentos que você tem mais afinidade

Mesmo que não saiba que tipo de negócio você realmente deseja ter, pense nos segmentos com os quais você tem mais afinidade. Qual a sua formação? E suas experiências profissionais prévias? Tudo isso pode ser um ponto de partida, focando naquilo que você já tem conhecimento.

No site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), você encontra os 11 segmentos do setor e as franqueadoras listadas em cada um deles.

3. Consulte o histórico das marcas

Com a ajuda da Internet, é possível encontrar as melhores franquias dentro dos segmentos com que você mais se identificou. Faça uma lista das marcas que chamaram sua atenção e depois realize uma busca mais aprofundada sobre elas.

Algumas informações que você pode buscar: há quanto tempo a rede existe; qual a distribuição geográfica das unidades; o que pensam os consumidores; o que falam sobre a marca nas redes sociais; polêmicas nas quais a rede já esteve envolvida; engajamento com ações sociais; etc.

4. Pense no tipo de estrutura ideal para você

Ao falarmos em franchising, é comum que venha à mente das pessoas alguma marca do segmento de alimentação (como McDonald’s, Habibs, Burger King, Starbucks, Pizza Hut…). O mesmo ocorre na hora de empreender com franquias e muitos acabam buscando opções neste ramo.

O segmento de alimentação é o maior do franchising brasileiro, com números que realmente impressionam e uma demanda de mercado razoavelmente estável por se tratar de um item de primeira necessidade (comida). Mas você já parou para pensar como é a rotina do dono de uma dessas franquias? É preciso estar disposto a trabalhar fora do horário comercial (por vezes, até altas horas da noite), ter uma equipe de cozinheiros e garçons, montar uma estrutura física aconchegante para receber os clientes e ainda cuidar da logística dos insumos (garantindo alimentos sempre frescos). Certamente, não é para qualquer um.

É claro que existem boas opções no segmento de alimentação entre as melhores franquias para empreender. Entretanto, esse exemplo ilustra a importância de entender o modelo de negócio e avaliar se ele é o ideal para você. Para pessoas com menos capital disponível para investimento, uma franquia home office ou com poucos funcionários pode ser muito mais interessante.

5. Verifique a disponibilidade de boas praças

Às vezes, você encontra a franquia ideal, mas… ela não está disponível em sua região. Marcas que já possuem uma ampla penetração de mercado muitas vezes contam com uma série de praças indisponíveis por já possuírem outra operação naquele lugar. Pode ser um bairro específico ou uma cidade inteira, dependendo do tipo de negócio.

Neste caso, é importante avaliar o que é mais relevante para o sucesso daquele tipo de negócio: a localização da franquia ou a força da marca. No caso do varejo físico, ter sua loja bem posicionada é um grande diferencial. Porém, para a prestação de serviços remotos, a marca pode valer muito mais. Avalie caso a caso e não tenha medo de buscar um “plano B” (seja ele uma outra região ou uma outra marca).

6. As melhores franquias são capazes de inovar

Em tempos de crise como a que vivemos, este é possivelmente o ponto mais relevante de todos. Diante de tantas transformações nos hábitos de consumo e até mesmo na legislação, as empresas capazes de se adaptarem à nova realidade conseguiram dar a volta por cima.

Portanto, avalie o que as marcas possuem como diferenciais. Restaurantes que não ofereciam delivery e dependiam exclusivamente do espaço físico, por exemplo, ficaram para trás em relação a concorrentes que já contavam com tal estrutura, bem como cadastro nos principais apps do gênero e até mesmo um app próprio.

Diversas franquias já possuíam modelos de negócio disruptivos mesmo antes da crise, com prestação de serviço remoto, canais de venda interligados, forte presença digital, automatização, inteligência artificial e customização da experiência de consumo. Os pontos de inovação e diferencial competitivo devem ser prioritários na análise do negócio, pois são eles que farão seu empreendimento atingir o sucesso mesmo durante a crise. Em suma, quais as soluções que a marca oferece aos franqueados para contornar as barreiras impostas pelo cenário macro?

7. Conte com o suporte de um especialista na área

Se você ainda não tem experiência com franquias, contar com a ajuda de quem já conhece o mercado faz toda a diferença. Consulte amigos e conhecidos que são franqueados, ou busque auxílio de uma empresa especializada no setor.

Desta maneira, será possível ter uma visão mais realista do que é ser um franqueado e escolher empreendimentos mais seguros para investir. O Conexão Franquias oferece uma consultoria gratuita para quem pretende investir no setor (clique para saber mais).

8. Consulte os franqueados da marca

Além das pessoas que já conhecem o franchising, vale muito a pena falar com os franqueados da marca na qual você tem interesse. Obviamente, em uma reunião com o franqueador, ele destacará apenas os pontos positivos de seu negócio. Então, o mais aconselhável é que você também entre em contato com duas ou três unidades e pergunte a seus gestores o que eles têm a dizer, como é a experiência na rede e a satisfação com o negócio. Esse é um ótimo termômetro (mas não o único) para balizar sua decisão! As melhores franquias contam com franqueados satisfeitos com o suporte prestado pela marca e com o modelo de negócio desenvolvido.

9. Esteja atento à COF e ao Contrato de Franquia

Por fim, porém não menos importante, você deve estar atento às informações presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF) e no Contrato de Franquia. Esses são dois documentos exigidos por lei no processo de aquisição de uma franquia.

Na COF, devem estar contidas todas as informações da rede, tais como balanço financeiro, listagem e contato das unidades, franquias encerradas, detalhamento do modelo de negócio, projeções financeiras, estrutura da franqueadora, etc. Embora a análise desses dados possa parecer complexa e até mesmo cansativa, ela é fundamental para garantir a segurança de seu futuro empreendimento. Por isso, revise-os com cuidado e veja se os números fazem sentido e se as projeções são factíveis.

No Contrato de Franquia, por sua vez, estarão contidas as responsabilidades de cada uma das partes – franqueador e franqueado. É importante ter clareza sobre as obrigações para saber o que pode ser cobrado da marca, bem como o que ela espera de você.

E então, preparado para fugir da crise e ter seu próprio? O Conexão Franquias pode te ajudar a selecionar as melhores franquias! Saiba mais.

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