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Os 9 erros mais comuns de quem está em busca de uma franquia

Os 9 erros mais comuns de quem está em busca de uma franquia

Muitos empreendedores em busca de uma franquia se deparam com um mercado extremamente diversificado. Em meio a tantas marcas, modelos e investimentos distintos, tomar a decisão correta pode ser difícil. Além disso, o tempo de pesquisa necessário para conhecer a fundo cada negócio é, muitas vezes, fatigante.

Essa combinação de fatores acaba levando empreendedores a realizar escolhas que não são necessariamente as ideais para eles. Isso é ainda mais comum entre aqueles que estão em seu primeiro contato com o franchising e não conhecem muito bem as nuances desse mercado.

Por isso, entender os erros mais comuns cometidos durante a busca de uma franquia é essencial. Sabendo isso, você não apenas irá evitá-los, mas também tomará ações e decisões mais racionais na hora de fechar negócio.

Confira abaixo os 9 erros mais comuns cometidos por quem está em busca de uma franquia e saiba o que fazer em cada caso!

Erro #1: Falta de foco na sua pesquisa

Boa parte daqueles que têm seu primeiro contato com o franchising não sabem exatamente que tipo de negócio estão procurando. Por conta disso, acabam realizando buscas muito amplas, exaustivas e pouco produtivas. A indecisão e a falta de foco também dificultam a realização de uma análise objetiva dos fatos, podendo levar a uma má tomada de decisão.

Por isso, você deve se analisar antes de iniciar a busca de uma franquia. Avalie suas experiências profissionais, segmentos de afinidade, dedicação ao negócio, potencial de investimento, região de interesse e tamanho da estrutura operacional desejada. Com a clareza destes pontos, você poderá fazer uma pesquisa muito mais refinada e destacar um número reduzido de marcas para iniciar conversas.

Erro #2: Modismos

De tempos em tempos, o mercado de franquias é inundado de marcas que acompanham certos modismos. No geral são negócios baseados em algum tipo de novidade e que apresentam um rápido crescimento. Por conta disso, muitos empreendedores menos experientes ficam maravilhados com os números do negócio e expansão do mercado, optando pela aquisição da franquia.

Porém, é preciso tomar cuidado. No geral, os modismos não se sustentam por muito tempo. Após o mercado ser inundado por essas lojas, ele acaba saturado e há uma ampla reversão. Quem não se lembra do “boom” das paletas mexicana há cerca de uma década? Atualmente, entretanto, poucas marcas e unidades permanecem operantes e rentáveis.

Portanto, quando estiver em busca de uma franquia, tenha em mente o cenário macro do mercado. Avalie se o crescimento acelerado é capaz de se sustentar no médio prazo e que a demanda de mercado é contínua.

Erro #3: Não analisar corretamente os indicadores

Em uma apresentação de franquias, é comum que a marca exponha alguns indicadores gerais como investimento, faturamento médio e lucratividade. Algumas, inclusive, trazem essas informações em seu site. Todavia, de nada adianta ter esses dados em mãos sem saber como interpretá-los corretamente.

Por exemplo: alguns empreendedores olham para o faturamento isoladamente. Ou seja, ao comparar uma franquia que fatura R$100 mil/mês com uma que fatura R$80 mil/mês, eles optam pela primeira. Entretanto, faturamento é diferente de lucro. Neste caso, se a primeira franquia tivesse lucratividade de 15% e a segunda de 25%, ele teria um ganho médio mensal de R$15 mil e R$20 mil respectivamente. Ou seja, aquela que fatura mais é a que traz menos lucro.

Assim, é importante reunir todos os números informados pelas marcas para que sejam analisados e comparados minuciosamente.

Erro #4: Não saber que tipo de suporte a marca irá lhe prestar

Um dos pilares básicos do franchising está no suporte que as marcas prestam a seus franqueados. Ele é essencial na manutenção do padrão entre as diversas unidades e, principalmente, na obtenção de sucesso do negócio. Esse suporte, porém, pode variar de acordo com o porte e especificidades de cada rede.

Desta forma, é importante que o candidato a franqueado conheça no detalhe as ações que são realizadas pelo franqueador, bem como sua periodicidade. Indague sobre os consultores de campo, ações de marketing, escolha de ponto comercial, manuais de operação e tudo mais que for pertinente. Além disso, faça questão de conhecer pessoalmente a sede da empresa e a equipe responsável pelo suporte.

Erro #5: Perfil incompatível com o negócio

Esse é um ponto crucial e um dos principais erros cometidos por quem busca uma franquia. Poucos candidatos a franqueado fazem questão de saber se seu perfil de fato é compatível com a franquia de seu interesse.

Aqui, estamos falando de algo que vai além de uma simples afinidade com o negócio. Suas características e competências profissionais precisam ser compatíveis com a função a ser desempenhada em sua franquia.

Responda a essa pergunta: um professor de inglês é o franqueado ideal para uma rede de escolas de idiomas? A resposta é: não necessariamente! Por mais que tenha afinidade e até conhecimento do negócio, como proprietário da franquia ele será mais exigido por suas habilidades de gestão e administração do que pela capacidade pedagógica. Portanto, ele deve conhecer seu perfil e suas limitações para saber quais pontos desenvolver e onde buscar auxílio (seja do franqueador, de um sócio ou com a contratação de colaboradores).

Erro #6: Não consultar os franqueados da marca

Durante o processo de negociação de uma franquia, a marca precisa apresentar a Circular de Oferta de Franquia. Neste documento, entre outras coisas, deve estar contida uma lista das unidades e contato dos franqueados.

Isso não ocorre por acaso, embora muitos não se atentem ao fato. Essas informações são apresentadas justamente para que o candidato possa entrar em contato com alguns franqueados e colher seu feedback. Sugere-se que sejam feitas ao menos três ligações: um franqueado de alta performance, um de performance regular e um de baixa performance. Assim, também se evita qualquer viés decorrente da atual situação da unidade.

Erro #7: Não consultar um especialista em franquias

O que você faz quando não conhece muito a respeito de determinado assunto? Procura um especialista que possa lhe auxiliar e ensinar mais sobre o tema. No caso das franquias, vale a mesma regra.

Parte significativa dos candidatos a franqueado estão em seu primeiro contato com o mercado de franchising. Ou seja, eles não conhecem a fundo suas nuances e a legislação vigente, mesmo que tenham pesquisado um pouco previamente. Então, pedir auxílio a alguém mais experiente é fundamental. Essa pessoa poderá apontar questões que exijam sua atenção, indicar marcas confiáveis para investir e até ajudar durante a negociação.

Você pode consultar alguém em seu círculo de relacionamentos que já tenha empreendido com franquias, por exemplo. Há também empresas especializadas que oferecem uma série de serviços para quem está em busca de uma franquia. No caso do Conexão Franquias, oferecemos uma consultoria gratuita que te ajuda na escolha dos melhores negócios de acordo com seu perfil.

Erro #8: Achar que sabe tudo

Esse é talvez o erro mais evidente e, ainda assim, recorrente de todos. Empreendedores que possuem uma ampla bagagem profissional revelam certo grau de prepotência na hora de investir em uma franquia. Isso é danoso pois não os permite enxergar suas limitações ou, então, os faz pensar que não necessitam o suporte do franqueador.

Obviamente, profissionais experientes são uma ótima escolha para a gestão de um negócio. Entretanto, é fundamental manter os pés no chão e saber trabalhar com todas as ferramentas à disposição, bem como estar aberto a novos conhecimentos.

Erro #9: Não contar com capital de giro

Todo empreendimento saudável conta com um capital de giro adequado a seus custos operacionais e eventuais imprevistos. O erro cometido por alguns investidores menos experientes está justamente em não contar com essa reserva ou calculá-la incorretamente.

Ao adquirir uma franquia, a marca informa o faturamento e lucratividade média de suas unidades. Porém, esses números são atingidos após o amadurecimento do negócio. Portanto, é natural que no início sua receita seja bem menor e a empresa opere no vermelho até alcançar o ponto de equilíbrio.

Por conta disso, o franqueador também fornece uma projeção do capital de giro necessário para manutenção da franquia até que ela comece a dar lucro. Vale a pena entender como esse valor foi calculado e realizar outras projeções mais otimistas ou pessimistas. Desta forma, você já estará preparado para diferentes cenários e não será pego de surpresa.

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