A apresentação de franquia é um momento chave para o empreendedor. É quando ele se reunirá com os representantes da marca (virtual ou presencialmente) para conhecer detalhes do negócio de seu interesse. Para ambos os lados, uma reunião produtiva é capaz de definir os rumos da negociação.
Durante a apresentação de franquia, o candidato a franqueado também tem a oportunidade de sanar todas as suas dúvidas. Obviamente, parte delas também poderá ser esclarecida posteriormente, até mesmo na COF. Todavia, é no momento de exposição do negócio que se consegue analisar a fundo as mais diversas variáveis.
Empreendedores que estão em seu primeiro contato com o franchising ocasionalmente cometem o erro de não realizar algumas perguntas essenciais. Elas ajudam na tomada de decisão mais consciente e na maior segurança do investimento.
Pensando nisso, o Conexão Franquias reuniu seu time de especialistas em franchising e elencou as 33 perguntas que você deve fazer em uma apresentação de franquias! Confira abaixo, separadas por categorias.
Rede
- A rede possui quantas unidades? Destas, quantas estão em operação?
- Qual o número de unidades próprias?
- Qual o número de unidades encerradas?
- Qual a unidade mais antiga e desde quando ela está em operação?
Indicadores
- Qual o valor total do investimento inicial (considerando a Taxa de Franquia e Capital de Giro)?
- Qual o Capital de Giro necessário para o negócio?
- Qual o faturamento médio das unidades e em quanto tempo ele é atingido?
- Em média, qual o tempo necessário para se atingir o ponto de equilíbrio?
- Qual o prazo de retorno do investimento?
Suporte
- Qual o tipo de suporte oferecido aos franqueados?
- A franqueadora possui quantos consultores de campo?
- Qual a periodicidade das visitas dos consultores?
- Há treinamento inicial para o franqueados? Como ele é feito e qual a sua duração?
- Há treinamentos para colaboradores?
- A rede possui uma universidade corporativa?
Implantação
- A marca possui alguma parceria com instituições financeiras para obtenção de linhas de crédito?
- Qual o tipo de suporte oferecido durante a implantação?
- Quais os requisitos do ponto comercial? A marca auxilia nessa busca e negociação?
- A marca possui um Manual Arquitetônico?
- A marca dispõe de um arquiteto para adequação do ponto comercial?
- Qual a estrutura inicial de colaboradores para a unidade?
Operação
- Quais as responsabilidades do franqueado?
- Qual é a área de atuação da franquia? Há exclusividade territorial?
- A rede possui uma intranet para compartilhamento de informativos e materiais?
- Quais os sistemas utilizados na gestão e operação do negócio?
- A rede possui um Comitê de Franqueados?
- A marca possui uma lista de fornecedores homologados?
Marketing
- A rede possui Fundo de Marketing? Qual o valor da contribuição?
- Como é investido o valor do Fundo de Marketing?
- Quais perfis em redes sociais a unidade está autorizada a possuir e quem é responsável por sua gestão?
- As franquias são autorizadas a possuir um site e/ou e-commerce próprio?
- Com que periodicidade a marca desenvolve campanhas e ações comerciais? Os franqueados recebem um enxoval de marketing para cada uma delas?
- Qual o investimento sugerido em marketing local?
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Além disso, nosso time acompanha toda a negociação, auxiliando na resolução de dúvidas e dando dicas fundamentais para você empreender com segurança. Assim, você estará mais preparado para lidar com a apresentação de franquia e compreender todas as informações expostas.
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