Conexão Franquias

Conexão Franquias

12 livros sobre franquias e gestão indispensáveis para quem deseja empreender

Livros sobre franquias: 12 sugestões de leituras essenciais

Se você pensa em empreender, há uma porção de livros sobre franquias e gestão que podem lhe auxiliar. Afinal, essa não é uma tarefa fácil. Quem quer abrir uma franquia, deve ter em mente duas coisas: DISCIPLINA E EXECUÇÃO. Não que um franqueado não deva ter criatividade ou não possa desenvolver coisas novas – inclusive, muitas redes incentivam isso e criam comissões de franqueados para ouvi-los e tomar decisões. Porém, muito se engana quem imagina que ser proprietário de uma franquia se resume apenas a passar na loja no final do dia para retirar o dinheiro do caixa. Administrar esse tipo de negócio requer tempo na operação para gerir cada departamento.

Há um investimento cada vez maior por parte das franqueadoras em treinamentos (universidade corporativa, treinamentos regionais, convenções, congressos…). Entretanto, quanto mais conhecimento “extra” o franqueado possuir e os colocar em prática, melhor os resultados do seu negócio. Por isso, debruçar-se na leitura de livros sobre franquias é uma ótima dica! Abraham Lincoln disse que se tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando o seu machado. Pode parecer um exagero, mas é muito importante ler boas referências para conseguir pensar “fora da caixa” – e os livros sobre franquias podem te ajudar.

Confira a seleção de livros sobre franquias que elaboramos e empreenda com mais segurança, preparo e conhecimento!

O Fator E (Greg Nathan)

O psicólogo australiano Greg Nathan viveu a experiência de ser um franqueado e franqueador, literalmente colocando “a mão na massa” como padeiro e dono de uma rede de padarias. Aliando sua formação acadêmica à sua vivência, Nathan tornou-se o mais respeitado especialista mundial no relacionamento franqueador/franqueado, tendo escrito alguns best-sellers do franchising. Teoria criada por Greg Nathan, O Fator E consiste em seis estágios descritos ao longo do livro: Glee (Satisfação), Fee (Taxas), Me (Eu), Free (Autonomia), See (Entendimento)  e We (Nós). De acordo com a diretora-geral do Grupo BITTENCOURT (que publicou o livro no Brasil), Claudia Bittencourt, um dos pontos principais destacados pelo autor no livro está no tipo de relacionamento que se estabelece entre franqueador e franqueado.

Parcerias Lucrativas (Greg Nathan)

Outro livro muito conhecido de Greg Nathan é o “Parcerias Lucrativas”. Nesta obra, o autor fala sobre mitos do mercado de franquias, o desafio da comunicação e como um bom relacionamento entre as partes envolvidas no negócio pode trazer resultados positivos.

Gestão do Ponto de Venda: Os papéis do franqueado de sucesso (Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi, Luís Gustavo Imperatore, Tonini Júnior)

Recomendado por especialistas a todos que desejam trabalhar com franquias. O livro desenvolvido pelos sócios da Praxis Business, empresa especializada em franchising, chega para contribuir na transformação de franqueados em empresários bem-sucedidos. A publicação é resultado de uma análise prática e atual sobre os desafios, alternativas e soluções para o desenvolvimento do ponto de venda.

Franquias – Tudo O Que Você Precisa Saber (Arlan Roque)

Arlan Roque é Gerente de Expansão e Novos Negócios da Cacau Show, especialista em franchising e gestor em uma rede de franquias que atualmente possui mais de 1.900 unidades no Brasil. O objetivo deste livro é levar a você de forma prática, simples e com linguagem acessível, à vivência de praticamente quinze anos de convívio e experiência com franqueados, franqueadores e pessoas ligadas a esse tão fascinante sistema de negócios, que gera tantas oportunidades.

O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar (Disney Institute)

Neste livro, você vai conhecer toda a magia Disney sobre referência de atendimento aos clientes (ou, no caso da Disney, convidados). A leitura mostra as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

O Gestor Eficaz (Peter Drucker)

Se você ainda não é uma pessoa eficaz no seu dia a dia, nós temos uma boa notícia: em “O Gestor Eficaz”, Peter F. Drucker destaca o princípio de que a eficácia pode ser aprendida. O livro também gera algumas reflexões bem interessantes, principalmente no auxílio à tomada de decisões e na prática do empoderamento. Com esse livro, você irá aprender de forma prática: o que realmente é um gestor; quais são as quatro realidades que o levam a ineficácia; qual é a pergunta mais importante que um gestor deve fazer; e como desenvolver as cinco principais habilidades para se tornar um gestor eficaz.

O Segredo de Luísa (Fernando Dolabela)

O livro “O Segredo de Luísa” de Fernando Dolabela é um dos maiores exemplos brasileiros da área de empreendedorismo, desde seu lançamento em 2006. Sua popularidade teve muito a ver com o fato de ter sido construído como uma narrativa, com todos os assuntos relacionados à abertura de empresas e iniciação no mundo dos negócios sendo tratados de forma didática e envolvente.

Sonhos não têm limites (Carlos Wizard)

Uma opção de leitura para quem gosta de conhecer trajetórias de sucesso, esse livro traz a história de Carlos Wizard, que iniciou sua carreira como professor e se tornou um dos maiores empreendedores do Brasil. Além da trajetória do empresário, a obra aborda as formas de pensar, trabalhar e agir de Carlos Wizard, que fundou a rede de franquias de idiomas Wizard e hoje comanda a holding responsável pela expansão brasileira de marcas como Mundo Verde, Taco Bell, Pizza Hut e KFC.

A Universidade do Sucesso (Og Mandino)

Og Mandino foi um guru das vendas. Tornou-se um dos autores mais inspiradores no segmento. Este livro valioso contém um curso completo de como alcançar o sucesso – ministrado pelos 50 especialistas mais conceituados internacionalmente – e que o levará, lição a lição, ao mundo do sucesso sem limites.

O Mito do Empreendedor (Michael E. Gerber)

Michael E. Gerber já ofereceu consultoria para mais de 65 mil empresas, muitas vezes com resultados extraordinários. Seu best-seller explica por que algumas empresas não conseguem prosperar e crescer por causa da mentalidade dos donos. Donos que acreditam que por entenderem as questões técnicas, não precisam entender as questões estratégicas do negócio, geralmente não terão sucesso. Gerber explica quais são as habilidades necessárias para ter uma empresa bem-sucedida e como você deve trabalhar cada uma delas. Além disso, ele também aborda as diferentes fases de uma empresa, desde sua infância até a maturidade, dando dicas de posicionamento para cada uma destas fases.

Marketing para Franquias (Denis Santini e Filomena Garcia)

Embora o livro seja mais focado para franqueadores, ele também apresenta dicas preciosas para franqueados, assim como para profissionais de comunicação e estudantes que buscam conhecer melhor os conceitos e ideias do marketing em uma rede de franquias. Além disso, o livro traz a experiência dos autores abordando importantes temas para o estudo dos casos de franquias, como: fundo de marketing, marketing de inauguração, comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e o papel da Internet com as redes sociais.

Guia do franqueado (Paulo C. Mauro)

Este livro fala de vencedores, de grandes e pequenos empreendedores, daqueles que escolheram montar seus próprios negócios por meio das franquias, liderados por outros vencedores que são os franqueadores de sucesso. O Guia do Franqueado não fala superficialmente de franchising, mas analisa com profundidade como você pode ser bem-sucedido por meio desse moderno sistema de distribuição de produtos e serviços. Você saberá reconhecer um franqueador vencedor e se auto-analisar para saber se você também tem condições de ser um vencedor liderado por esse franqueador. Além disso, este livro orienta os atuais franqueados a entenderem melhor o sistema, suas responsabilidades e seus direitos, assim como os dos franqueadores. Enfim, este livro sobre franquias foi feito para minimizar os erros e facilitar sua decisão de vida ou de investimento. É baseado na experiência do autor de quase 20 anos como consultor e de mais de 12 anos como franqueador.

Gostou das dicas de livros sobre franquias e gestão?

Esperamos que tenham gostado das dicas de livros sobre franquias e gestão! O momento de escolher a sua franquia é muito importante e é natural que haja insegurança nessa decisão. Cada marca necessita de um perfil específico de gestor para ter sucesso. Por isso o Conexão Franquias coloca à disposição nossos consultores de franquias que poderão te ajudar nesse processo de busca do negócio certo para você! Clique aqui e fale com um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin

Rolar para cima