Conexão Franquias

Conexão Franquias

Guia definitivo para escolher a franquia ideal

Guia definitivo para escolher a
franquia ideal

Adquirir uma franquia é uma opção interessante para quem deseja abrir um negócio, tendo em vista que se trata de uma maneira mais segura e confiável para empreender, já que a marca é amplamente reconhecida pelo público consumidor, o modelo de negócio já foi testado e aprovado e o franqueado recebe todo apoio da franqueadora.

No entanto, para que a franquia seja um verdadeiro sucesso, é necessário avaliar determinados aspectos, a fim de escolher a franquia ideal. Pensando nisso, no post de hoje serão sugeridas dicas de como escolher uma franquia, qual o valor que deve ser investido e os modelos disponíveis de franquias. Acompanhe!

Como escolher a franquia ideal para investir?

  1. Verifique o orçamento disponível

O primeiro passo para escolher uma franquia que se encaixe dentro do seu perfil empreendedor e que garanta um retorno financeiro ágil é verificar o orçamento que você tem disponível para adquirir a franquia, uma vez que não adianta desperdiçar tempo pesquisando diversas marcas para depois perceber que grande parte não está dentro do seu orçamento.

  1. Defina a área de atuação

A franqueadora oferece todo o treinamento para que você possa administrar seu novo negócio, no entanto, se você optar por algo que já tenha experiência, o retorno financeiro pode ser ainda maior.

Nesse sentido, busque por um nicho de mercado que você tenha afinidade ou experiência prévia. Caso você não tenha identificado ainda qual segmento mais se adequa ao seu perfil empreendedor, busque por áreas que você possa gostar.

  1. Descubra quais franquias mais se destacam na área selecionada

Após definir qual segmento do mercado você deseja atender, pesquise sobre as marcas que mais se destacam. Para isso, leve em consideração o faturamento anual da marca, o quão reconhecida pelo público ela é, se ela investe em propaganda em diferentes veículos de comunicação, dentre outros fatores que possam indicar o sucesso dela no mercado.

  1. Verifique se há público consumidor no local

Não basta você investir na franquia mais lucrativa no mercado se não há público consumidor onde você deseja abrir o negócio. Sendo assim, realize um levantamento de informações para saber se o público-alvo se encontra naquela localidade e se o quantitativo é suficiente para gerar um bom faturamento.

Para isso, você pode contratar uma empresa especializada em pesquisa de mercado.

  1. Conheça a concorrência

Além de verificar o público consumidor, é preciso verificar se há concorrência na região e até mesmo outras unidades da mesma marca que você pretende investir. Conhecer a concorrência permitirá que você identifique as potencialidades dela, a fim de agregá-las ao negócio se possível, e as fraquezas, para focar em soluções com o objetivo de atrair os consumidores insatisfeitos com as marcas concorrentes.

  1. Analise as propostas das franquias

Após verificar todas as informações destacadas acima, é hora de analisar as propostas das franquias selecionadas. Para isso, entre em contato com as franqueadoras, converse sobre sua intenção de investir na franquia, tire todas as suas dúvidas e peça a Circular de Oferta de Franquia, também conhecida pela sigla COF. 

Esse documento discrimina os direitos e deveres do franqueado e da franqueadora. Avalie todas as COFs e selecione as que possuem as melhores propostas de negócio.

  1. Entre em contato com os atuais franqueados e ex-franqueados

Além de entrar em contato com as franqueadoras selecionadas, é interessante conversar com os atuais franqueados e, se possível, ex-franqueados, a fim de saber, de fato, como a franqueadora se relaciona com os franqueados. Desse modo, você terá a visão da franqueadora e dos franqueados para poder avaliar e tomar a melhor decisão.

  1. Procure uma consultoria especializada

Caso você não se sinta à vontade para efetuar todo esse processo sozinho, saiba que pode contar com uma consultoria especializada, como a Conexão Franquias, que visa conectar empreendedores às franquias que melhor se adaptam ao seu perfil e auxiliar durante toda a negociação entre as partes envolvidas.

Quais os custos envolvidos em uma franquia?

Há franquias dos mais diversos portes, tais como nanofranquias, microfranquias e franquias de grande porte. Desse modo, o custo do investimento varia de acordo com o porte da empresa. 

Geralmente, os custos embutidos nesses valores correspondem às seguintes despesas:

Taxa de franquia: valor repassado ao franqueador para dispor do direito de uso da marca e distribuição de seus produtos, serviços ou soluções.

Despesas com imóvel: dependendo da franquia, é preciso comprar um terreno e construir a infraestrutura da loja, mas em outros casos é permitida a compra ou locação de um imóvel pronto.

Capacitação profissional: custos com viagens, hospedagem e alimentação no local onde o curso será realizado.

Equipamentos e mobiliário: custos relacionados a aquisição de computadores, máquinas de cartão, balcões, prateleiras, mostruário, dentre outros objetos que compõem a estrutura interna da loja.

Mercadorias: custos relacionados à aquisição de estoque inicial.

Taxa de seguro: por vezes, os franqueadores exigem na Circular de Oferta de Franquia (COF) a contratação de seguro, sendo assim, confira se é necessário tal contratação.

Outras despesas: alvarás de órgãos públicos, encargos trabalhistas e etc.

Conheça a Conexão Franquias

A Conexão Franquias é uma empresa que tem como principal objetivo auxiliar franqueadores e aspirantes a franqueados a fazerem negócios. Dispomos de um banco de dados com mais de 500 marcas cadastradas e mais de 200 franquias negociadas.

Oferecemos uma consultoria gratuita, na qual nossa equipe de especialistas entrevista a pessoa que deseja adquirir uma franquia, a fim de conhecer o seu perfil empreendedor e encontrar a franquia ideal. 

Além disso, oferecemos apoio desde o início até o fechamento do negócio, para sanar todas as dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

Portanto, se você deseja comprar uma franquia de sucesso, mas não tem muita experiência no assunto, conte com uma consultoria especializada, como a Conexão Franquias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin

Rolar para cima